Seguro Transporte
Seguro Consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas, em grupos.

Confira:
➢Poder de compra à vista: a carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra de um bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de negociação para conseguir benefícios e melhores preços.
➢Parcelamento integral do bem: no consórcio, o valor do bem ou serviço é dividido integralmente na quantidade de mensalidades estipuladas em contrato entre o consorciado e a administradora.
➢Diversidade dos planos: ao escolher um consórcio, o interessado define o valor que precisa para comprar o bem ou contratar o serviço desejado, a parcela que se encaixa melhor no orçamento, além da duração dos meses de pagamento.
➢Atualização dos valores dos bens: os valores dos bens sofrem reajustes ao longo dos anos, conforme estipulado em contrato. Esse movimento garante o poder de compra do consorciado no momento de sua contemplação.
➢Baixos custos: Embora o consorciado pague taxas de administração e muitas vezes de seguro, o consórcio não tem juros e não exige uma entrada. Na maior parte das vezes, isso torna o consórcio um investimento de baixo custo se comparado às demais modalidades de obtenção de crédito disponíveis no mercado.
➢Contemplação por lance: Se você não pode esperar pelo sorteio ou término do grupo, tem a possibilidade de ofertar um lance para antecipar a aquisição do bem.
➢Possibilidade de utilizar até 10% do crédito para despesas: outro diferencial para fazer um consórcio é poder pagar despesas como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro relacionadas à aquisição do bem ou do serviço usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação.
➢Flexibilidade no uso do crédito: quando contemplado, o consorciado pode escolher qualquer bem ou serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Ou seja, se você fizer um consórcio para adquirir um automóvel, poderá usar o crédito contemplado para comprar qualquer tipo ou marca de veículo que desejar ou até mesmo adquirir outro tipo de automóvel.
➢Uso do FGTS para imóveis: No caso de consórcios de imóveis, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser usado para dar lances e antecipar a contemplação do consórcio.
01 – O que é um Seguro Transporte?
O seguro de transportes abrange duas categorias: a de transportes propriamente ditas, a ser contratado pelo vendedor ou pelo comprador da carga, e a de responsabilidade civil, a ser contratado pelos transportadores.
A primeira delas se divide em transportes nacionais (mercado interno) e transportes internacionais (exportação e importação).
A segunda categoria, de responsabilidade civil, por sua vez, possui seguros específicos para cada tipo de transportador, conforme o seu modal de transporte (terrestre, marítimo, aéreo ou ferroviário), que garantem, ao segurado, o reembolso de indenizações que ele seja obrigado a pagar para reparar os danos à(s) carga(s) que lhe foram entregues para transporte.
A indenização também pode ser paga diretamente ao beneficiário que contratou o serviço de transporte.
Tanto em transportes nacionais como em internacionais, o seguro cobre prejuízos causados a bens e mercadorias em viagens sobre a água, vias terrestres (rodoviárias e ferroviárias) e aéreas, incluindo os percursos nos quais se utilizam mais de um meio de transporte, chamado multimodal ou intermodal.
Na prática, as mercadorias transportadas por quaisquer meios de transporte devem ter a proteção de dois seguros:
➢de transporte nacional, com contratação obrigatória por parte do dono da carga para garantir os bens de sua propriedade contra os riscos de casos fortuitos (eventos da natureza) e de força maior (assalto à mão armada).
➢de responsabilidade civil, de contratação obrigatória por parte do transportador de carga para garantir a sua responsabilidade por danos às mercadorias transportadas.
02 – Por que o seguro de transporte é importante?
Os riscos a que está sujeita uma mercadoria durante o seu transporte são os mais variados possíveis, logo, a contratação do seguro de transporte é de suma importância para evitar prejuízos durante a cadeia de distribuição de produtos.
O risco de roubo é uma ameaça clara para o setor, podendo haver o desaparecimento ou não do veículo junto com a mercadoria roubada. A denominação dada, nesse caso, é desvio de carga. Além disso, existe também o risco de acidentes envolvendo o meio de transporte que, na maioria dos casos, danifica ou até mesmo destrói a carga.
